segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Objeto Interativo




O processo de confecção do meu objeto interativo foi marcado por várias concessões no projeto, motivadas principalmente por motivos técnicos. A idéia inicial deriva do cubo postado anteriormente, no dia 6 de abril. Consistia em de vários cubos com loops sonoros que iriam tocar apenas quando se encostassem e poderia-se variar tons, freqüências ou outros aspectos apenas se movimentando o conjunto. Logo diminuiu-se a quantidade de cubos (inicialmente eram por volta de 8, mas logo mudei para 4 ou 3) devido ao tempo que seria gasto.

Na pré-entrega, mostrei um cubo apenas e com uma face funcional (servindo de exemplo para como seriam as demais). O circuito que fez variar o som era semelhante ao do Cubo mostrado em posts anteriores, no entanto, em substituição da bola do mouse, usei suco de limão e, em cada contato, liguei resistências de diferentes valores. Eu havia escolhido como engate o velcro (exemplificado na pré-entrega com fita dupla-face)e como mecanismo acionador do circuito um dip-switch, extraído de um mouse. Me foi sugerido o uso de ímãs no lugar do velcro. Essa opção não foi viável, pois a quantidade de ímãs necessária para prender dois cubos seria muito grande (mesmo de super-ímãs sugeridos pelo Cassiano) e ficaria muito caro (em torno de R$50,00 apenas os ímas). Decidi manter o velcro. Essa decisão me fez mudar o material de confecção do cubo de papel paraná para o plástico de capas de CD (que quando cortado com faca quente teve bom aspecto), pois o velcro, apesar de segurar um cubo em outro, acabou fazendo o papel paraná "descamar".

A imagem abaixo mostra uma face padrão do cubo, com os velcros nos vértices e a forma dos contatos. O revestimento em alumínio foi escolhido para que os contatos fosse fechados assim que um cubo encostasse no outro.


Terminada a parte externa dos cubos e os contatos externos, parti para a conclusão dos circuitos internos (basicamente as esferas de contatos com as resistências). No entanto, tive uma surpresa ingrata que foi a perda de condutividade do suco de limão do cubo exibido na pré entrega. Substituí o suco por chumbinhos, como os exibidos abaixo, junto com a foto da esfera de contatos antes de soldar às resistências.

O resultado dos chumbinhos foi satisfatório, mas não deram a mesma suavidade que o suco de limão tinha proporcionado. Na foto abaixo, tudo pronto para a solda:


Por ter que refazer tantas vezes algumas mesmas coisas que estavam aparentemente resolvidas (a esfera de contatos sendo a principal delas), o tempo gasto solucionando esses problemas foi muito grande, não havendo disponibilidade de tempo nem material para a realização do terceiro cubo, logo, foram feitos apenas dois.

O processo de confecção do objeto interativo foi para mim bastante exaustivo e no fim, cheguei ao que melhor pude fazer com os recursos técnicos, financeiros e com o tempo dado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário