O texto "Design: obstáculo para a remoção de obstáculos?" do filósofo tcheco Villém Flusser apresenta a discussão de que os objetos de uso não deveriam representar obstáculos por provocar dependência ou se tornar um dejeto após o seu uso. Em vez disso, Flusser propõe objetos com design responsável, que promovam o diálogo entre designer e usuário e que portanto sejam enfatizados os aspectos potencialmente comunicativos e subjetivos de um objeto.
Villém Flusser introduz a noção de responsabilidade no projeto como meio de se alcançarem esses aspectos comunicativos e dialógicos dos objetos. O projeto responsável é aquele que leva em conta o usuário e tem, no objeto, o elemento mediático entre designer e usuário e não um mero removedor de "objetos obstáculos" do caminho.Outro aspecto de um objeto de design responsável é a maneira com que este encara a efemeridade do uso e/ou da forma.
O texto "Design: obstáculo para a remoção de obstáculos?" é bastante pertinente a designers e arquitetos porque estimula uma mudança, ao projetar, no olhar e no foco do objeto em si ao usuário e ao diálogo que este estabelece com a criação, tornando-a mais rica e relevante.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário