quarta-feira, 6 de maio de 2009

Processing - 1° trabalho



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Para essa imagem, busquei atribuir valores aleatórios e harmônicos (função noise) para definir a posição e orientação das linhas, que também mudam gradativamente de cor(entre amarelo e vermelho) e transparência. O efeito final foi esse, que pode variar um pouco, pois trata-se de programa com valores aleatórios "sorteados" pelo computador. A dinâmica de formação da imagem também me agradou muito.


Para chegar a esse programa, primeiro pesquisei os projetos no site abandonedart.org e no site de exemplos do próprio processing e tentei descobrir o que cada função faz por meio do guia de referências do site oficial do processing. Após isso, procurei aplicar eu mesmo algumas dessas funções, com destaque para noise, float, rotate e line.


O programa usado foi o que segue abaixo:


float a = 0.0;
float _strokeCol = 254;


void setup() {
size(800, 600, P3D);
smooth();
frameRate(500000000);
background(100,0,0);
}


void draw(){
a = a + .01;
float n = noise(a) * width;
rotateZ(a * PI/30);
_strokeCol += _strokeChange;
if (_strokeCol > 254) { _strokeChange *= -1; }
if (_strokeCol <0){>
stroke((_strokeCol)+200, (_strokeCol), 0, (_strokeCol));
strokeWeight(10);
line(n/3+100, 0, n*2, n);
}
int _strokeChange = -1;








Apenas mais um comentário:
a parte _strokeCol += _strokeChange;
if (_strokeCol > 254) { _strokeChange *= -1; }
if (_strokeCol <0){ _strokeChange *= -1; };

foi copiada do exemplo "wave clock" do site abandoned art. Eu havia primeiro testado a função random(), para que as cores mudassem aleatoriamente, no entanto, essa função deu um resultado mais suave.







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